segunda-feira, 27 de abril de 2009

>>> HISTÓRIAS DE KOMBI

A velha e querida Kombi conquistando admiradores através de gerações.
Praticamente todo brasileiro já teve algum contato mais "íntimo" com algum veículo da Volkswagen. Muitos andaram de Fusca na infância, ou o avô que comprou uma Kombi para a família toda, o pai que tinha uma Brasília impecável, e assim por diante. O Brasil praticamente deve muito do seu desenvolvimento a esses bravos e valentes automóveis, que em épocas difíceis, encurtavam distâncias, desbravando cada canto deste país.

E para provar que a teoria se sustenta, chegou até nós uma história inusitada, contada por um jovem de 25 anos e sua Kombi com idade quase semelhante, chamada carinhosamente de Lisa, que através de encontros e desencontros, estão tendo um final (ou início?) feliz...


A Kombi Furgão 1985, do Ricardo, de Santa Catarina, foi comprada 0km pela tradicional empresa Catarinense Cargas, que logo foi parar nas mãos do pai do protagonista desta história, servindo como ferramenta de trabalho durante algum tempo na transportadora da família. Segundo Ricardo, a rota Porto Alegre/RS - Blumenau/SC foi mapeada pela Kombi inúmeras vezes, o que causou um grande desgaste na mesma, que acabou sendo encostada e "hibernou" durante 2 longos anos, apenas coberta com uma lona, abrigando em seu interior uma quantidade notável de peças usadas, em sua maioria dos caminhões da empresa.

Eis que o destino coloca frente a frente Ricardo e a Kombi 85. Na tentativa de fazê-la funcionar depois de tanto tempo, Ricardo colocou uma bateria nova no compartimento, ajustou a conexão e deu a partida. Para surpresa geral, a Kombi pegou na mesma hora, deixando apenas um odor de gasolina velha no recinto. Deste dia em diante, Ricardo resolveu cuidar melhor do que tinha em mãos, "adotando" a Kombi oficialmente como seu automóvel parceiro, dentre tantos outros modelos disponíveis para jovens de sua idade.


Depois de alguns reparos e consertos (alguns que trouxeram um pouco de dor de cabeça ao proprietário), a mudança para Joinville/SC foi a decisão de Ricardo pelos próximos meses. Adquiriu um kit para lanchonete e, devidamente instalado na Kombi, lá trabalhou vendendo lanches com sua noiva, e segundo Ricardo, foi uma época muito divertida e lucrativa. Após este período, a Kombi foi novamente deixada de lado, num pátio de um amigo, durante 6 meses, tempo este suficiente para Ricardo sentir vontade de colocá-la para rodar novamente.

E eis que depois de sua volta à cidade de Blumenau, surgiu a ideia de adptar a Kombi para servir de barraca-móvel, para campings e passeios, algo que sempre agradou Ricardo. Depois de alguns esboços e muita força de vontade, criou o que ele mesmo batizou de Kombihome, com adaptações de tomadas 220v, colchão inflável, mesa de refeições, etc. "Muito legal e prático, melhor que qualquer barraca", nas palavras do idealizador.

Mais modificações estão por vir, como afirma em seu blog, montado exclusivamente para quem gosta do assunto (www.kombihome.blogspot.com), e como dificuldades sempre aparecem em nosso caminho, Ricardo espera um dia concluir a reforma da Kombihome Lisa, mas por enquanto, diverte-se do seu jeito, e ninguém pode impedí-lo de concretizar seu sonho, por mais "estranho" que pareça para muitos detratores da Kombi. Mas não se preocupe Ricardo, nós aqui do KOMBI & CIA e muitos outros admiradores do Brasil, entendemos perfeitamente sua paixão pela Kombi...

***

Um comentário:

santa catarina kombi disse...

Blog leve e muito interessante.
Parabens!!